sexta-feira, 24 de maio de 2013

Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura.


Nesta sexta-feira dia 24 de maio ocorreu no gabinete do Vice Prefeito de Niterói a primeira reunião entre os representantes do Escotismo do Mar e do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem visando uma aproximação das entidades com o organismo público municipal.

O Vice Prefeito Axel Grael e sua auxiliar Coordenadora EGP-NIT, Srª Dionê Marinho Castro, receberam o representante da Coordenação Nacional dos Escoteiros do Mar e Presidente do 4º Grupo Escoteiro do Mar Andre Torricelli F. da Rosa, o Diretor de Patrimônio do 4ºGEMAR Gaviões do Mar Luis Sodré e o representante do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem Dr. Julio Cesar Ricart.

Esta primeira reunião proposta pelos Escoteiros do Mar e pelo Apostolado teve por pauta uma aproximação das entidades para que ambas voltem a ter um bom relacionamento após alguns anos de afastamento. Nas palavras dos representantes dos Escoteiros do Mar e do Apostolado uma futura parceria irá beneficiar tanto as atividades religiosas quanto as realizadas há décadas pelos Escoteiros do Mar em sua sede nacional, beneficiando a juventude de Niterói com o treinamento marinheiro, a valorização do caráter e da mentalidade do Serviço Comunitário apurado dos escoteiros. Com o sucesso desta possível parceria, pretendem que venha ocorrer uma maior visitação para o turismo, sem que esta interfira nas características históricas, nas atividades religiosas, no treinamento dos Escoteiros do Mar e que não aconteçam impactos ambientais negativos.

Na ocasião o Presidente do 4ºGrupo de Escoteiros do Mar, contou que estão se preparando para abrir a Ilha da Boa Viagem para a visitação guiada, feita pelos Escoteiros do Mar, durante toda a semanada JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE e que os escoteiros 'de terra' do Distrito de Niterói farão o mesmo no Parque Municipal da Cidade. Ao Vice Prefeito foi feito o pedido que seja revista a interdição da ponte que dá acesso à ilha, realizada pela secretaria municipal de defesa civil no ano passado, tendo em vista que engenheiros e arquitetos consultados não concordam com as justificativas da interdição e que ela prossegue sendo utilizada pela comunidade local corriqueiramente. Também foi solicitada segurança pública para a Praia da Boa Viagem, principalmente a noite e de manhã, pois de acordo com os Escoteiros do Mar, é bastante necessário para o bem dos adolescentes que frequentam o local em suas atividades.

Preliminarmente, necessitarão ser resolvidas algumas questões documentais entre a Prefeitura e os Escoteiros do Mar da União dos Escoteiros do Brasil, mas o Vice-Prefeito deixou claro o maior interesse em resolver todas as questões apresentadas para que Niterói avance em seu Plano de Renovação Urbana, respeitando as características naturais da Ilha da Boa Viagem, dos Escoteiros do Mar e do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário